quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Crocodilo é o nome comum a catorze espécies dos répteis da família crocodylidae. O termo também é usado às vezes para incluir todos os membros da ordem crocodylia: isto é, os crocodilos verdadeiros, os aligatores e jacarés (família alligatoridae), o gavial (família gavialidae) e os caimões.
 Os crocodilos vivem nas Américas, África, Ásia e Austrália. Os crocodilos habitam geralmente as margens de rios, enquanto os da Austrália e ilhas do Pacífico também freqüentam o mar. O único predador natural do crocodilo é o tigre que raramente alimenta-se dele em determinadas áreas da Ásia.
 O maior réptil hoje na face da terra é o crocodilo-de-água-salgada encontrado no norte da Austrália e ilhas do sudeste da Ásia.
 Os crocodilos, depois das aves, são os parentes mais próximos dos dinossauros atualmente. Tanto dinossauros quanto crocodilos evoluíram dos tecodontes, assim como as aves evoluíram dos dinossauros.Isso faz com que os crocodilos sejam mais aparentados com as aves do que com todos os outros répteis atuais.Surgiram a 200 milhões de anos aproximadamente tendo convivido com dinossauros.

                        Origem do nome

  Na Europa medieval, o crocodilo era um animal pouco menos que mitológico, conhecido apenas pelas referências de gregos e latinos que o haviam visto no Egito. Os romanos o chamaram crocodilus, palavra que tomaram do grego krokodeilos. Em textos de língua ibérica, a palavra aparece registrada pela primeira vez em 1251, como cocodrillus.
  Os gregos cunharam esse nome tomando-lhe de kroké (pedra) e drilos (gusano, verme) depois de haver observado os crocodilos sobre bancos de areia e na margem dos rios desfrutando do calor do sol, imóveis como pedras.
  Desde a antiguidade clássica, difundiu-se o mito de que os crocodilos emitem um som semelhante a um soluço quando atraem as pessoas até sua caverna e, depois de devoradas, deixam cair amargas lágrimas, talvez de compaixão pelo triste destino de suas vítimas. Esta é a origem da expressão "derramar lágrimas de crocodilo", usada para referir-se a quem chora para fingir um sentimento que não é verdadeiro.

Ordem Crocodylia

Família Crocodylidae

Crocodilo-americano, Crocodylus acutus

Crocodilo-de-focinho-delgado, Crocodylus cataphractus

Crocodilo-do-orinoco, Crocodylus intermedius

Crocodilo-de-água-doce, Crocodylus johnstoni

Crocodilo-filipino, Crocodylus mindorensis

Crocodilo-de-morelet, Crocodylus moreletii

Crocodilo-do-nilo, Crocodylus niloticus

Crocodilo-da-nova-guiné, Crocodylus novaeguineae

Crocodilo-persa Crocodylus palustris

Crocodilo-de-água-salgada, Crocodylus porosus

Crocodilo-cubano, Crocodylus rhombifer

Crocodilo-siamês, Crocodylus siamensis

Crocodilo-anão, Osteolaemus tetraspis

Gavial-falso, Tomistoma schlegelii

Família Alligatoridae: aligatores e jacarés

Família Gavialidae: Gavial

Nenhum comentário:

Postar um comentário